Dicas de Saúde

Vacina Meningite ACWY

A vacina Meningite ACWY está liberada pela Anvisa desde 2013 para crianças a partir de 2 anos. Recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Pediatria, ela imuniza quatro sorogrupos da meningite e deverá contribuir para a redução de casos de meningite em crianças de 1 a 4 anos, faixa com maior incidência de intercorrências desta doença.

A meningite é transmitida por uma bactéria chamada meningococos, que causa uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro (meninge). Repentina e de rápida evolução, pode levar a óbito entre 24 e 48 horas a partir do aparecimento dos sintomas (fraqueza, febre, cefaleia, vômitos e, mais tarde, rigidez de nuca), são os principais. Por serem inespecíficos, esses sintomas podem ser confundidos com uma simples virose, daí a importância da imunização ser o mais precoce possível.


Em 2012 foram confirmados 5.513 casos de meningite bacteriana no Brasil, o que representa 34% dos casos registrados no ano. Os principais agentes causadores são o haemophilus influenza do tipo b, o meningoco e o pneumococo. Praticamente já não existem casos de infecção pelo haemophilus influenza do tipo b, sendo a meningite meningocócica a mais comum. A doença atinge principalmente as crianças abaixo de 2 anos, mas adolescentes e adultos também podem contraí-la.


A segunda causa mais comum de meningite bacteriana é a infecção pneumocócica que, como a meningocócica, atinge principalmente os menores de 2 anos.


Dr. Renato Sanches Pereira
Pediatra

CRM 52432887
Consultório: Av. Bruxelas, 134, sala 408 - Bonsucesso

Tel.: (21) 2270-4194 | 2561-8333