• PAPO COM O MÉDICO – CÂNCER DE CÓLO DE ÚTERO: SINTOMAS, TRATAMENTO, CAUSAS E PREVENÇÃO.

    PAPO COM O MÉDICO – CÂNCER DE CÓLO DE ÚTERO: SINTOMAS, TRATAMENTO, CAUSAS E PREVENÇÃO.

    O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero e, de acordo com o Inca, é o terceiro mais incidente na população feminina.

    Dr. Renato Sanches faz alguns esclarecimentos sobre as características da doença e sua prevenção.

    Normalmente, o tumor se desenvolve a partir de lesões no colo do útero causada pelo HPV, totalmente tratáveis e curáveis se precocemente diagnosticadas. Mas se não forem tratadas ao longo dos anos, podem se tornar um câncer.

    Essas lesões não costumam apresentar sintomas, mas são facilmente detectadas nos exames Papanicolau, Colposcopia e Vulvoscopia. 

    Os principais fatores de risco para câncer de colo de útero envolvem início precoce da vida sexual; grande quantidade de parceiros sexuais; presença de outra DST, como Gonorréia,  Sífilis, Clamídia ou HIV - três características que facilitam o aparecimento de HPV; sistema imunológico fraco; tabagismo; uso prolongado de pílula anticoncepcional; e histórico familiar de câncer.

    É importante saber que existe vacina eficaz para HPV nos postos de saúde, tanto para meninas e meninos, a partir de nove anos de idade.

    Comentários

    Deixe um comentário