Espaço Diabetes

Dicas importantes para lidar com o Diabetes


1. Faça de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.


2. Os doces devem ser ingeridos, de preferência, junto às grandes refeições, já que estas possuem um maior teor de gordura e, consequentemente, digestão mais lenta.


3. Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos), além de frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.


4. Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).


5. Cuidado com alimentos light, eles podem conter açúcar. Lembre-se que o alimento diet é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro (por exemplo, o açúcar pelo adoçante), sendo assim indicado para o diabético. Já o light, é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético - por exemplo, refresco light contém açúcar.


6. Lembrar que os alimentos diet, frequentemente, possuem outros ingredientes, como farinhas, leite e ovos, entre outros, os quais devem ser considerados.


7. Sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante do produto.


8. Cuidado com água tônica: apesar do sabor amargo, ela contém açúcar e só deve ser ingerida na versão diet.